Tatiana Gomes e a realidade das mulheres na prótese dentária

Tatiana Gomes, técnica de prótese dentária no laboratório DentalShaping fala sobre o universo da mulher na prótese dentária em Portugal, encerrando assim a rubrica sobre o Dia da Mulher e o seu papel no setor abordada no número 46 da revista LabPro.
“Quando entrei no mundo da prótese dentária sempre me alertaram que era uma área maioritariamente masculina. Nunca o senti, nem pressão nem discriminação de género, tanto na faculdade como no local de trabalho. Como mulher nunca senti dificuldades em nenhum dos setores. Apenas algumas das pequenas tarefas como “fundições e soldaduras a maçarico” deixo para o meu marido. Mas, no geral, senti que não estamos preparados para o mundo do trabalho após a conclusão da faculdade. Apercebi-me que só com muita prática e assiduidade se chega longe.
Nunca senti discriminação por ser mulher e trabalhar em prótese dentária perante os meus colegas, mas já estive numa situação desconfortável com um médico dentista, que numa conversa de trabalho, me fez aperceber que por ser mais nova e mulher não estava muito confortável com as decisões que estava a tomar.
Não se consegue mudar o passado nem o presente, apenas o futuro. Aposto numa boa educação (com bons princípios) na futura geração (os nossos filhos) ainda melhor do que a que nós recebemos, para poder haver cada vez menos diferenciação de género ou as mesmas oportunidades.
Desejo que todas as mulheres sejam muito felizes. Ás presentes e futuras técnicas de prótese dentária desejo muita dedicação, paciência, empenho e que se sintam realizadas no mundo da prótese, e cá estamos/estaremos para as receber no laboratório Dental Shaping.”
Reveja todos os testemunhos na LabPro 46.
11 Maio 2022
AtualidadeCuriosidadePrótese dentária