“O nosso foco é centrado na excelência”

Imagem da notícia: “O nosso foco é centrado na excelência”

Quem o diz é Rosinei Alves e Mário Simões, casal proprietário do Goodenteq, situado em Coimbra. Focado na qualidade, inovação e excelência, o laboratório de prótese dentária nasceu em 2009 e quer agora apostar no mercado internacional. A LabPro foi ao encontro de Rosinei e Mário para saber mais sobre a história deste projeto.

Há quanto tempo nasceu o laboratório?

Mário: Este projeto nasceu em 2009 como uma sociedade, que acabou por se diluir, devido a objetivos e visões diferentes. O projeto tinha pernas para andar e eu e a Rosinei demos-lhe continuidade. Fomos formando e angariando uma equipa de colaboradores profissionais nas diversas áreas da prótese, desde o gesso e o acrílico até à alta estética. Com foco e objetivos bem definidos, fomos talhando o nosso percurso e angariando clientes, que ainda hoje estão connosco. Abrimos a Goodenteq em plena crise. Tivemos tudo para falhar, para não ter sucesso, pois foram anos muito complicados. Se nós não tivéssemos, na altura, muita resiliência e muito acreditar, algum fundo de maneio e credibilidade na banca, teríamos ido para o charco. Abrimos num ciclo de retração económica, entre 2009 e 2015, em que toda a gente estava a retrair-se. Ultrapassámos a crise abdicando de férias, família e convívio com amigos, talhando o nosso percurso. Com humildade e apoio dos nossos fornecedores, fomos adquirindo a maquinaria possível, cumprindo os nossos compromissos, abdicando de outras coisas na vida… E cá estamos hoje em novas instalações construídas de raiz, cumprindo todos os requisitos e certificações necessárias, trabalhando com clientes, parceiros e amigos a nível nacional.

Trabalham só para clínicas dentárias ou colaboram com outros laboratórios?

Rosinei: Também trabalhamos com outros laboratórios. Damos apoio em algumas áreas em que têm mais carência. Também estamos preparados para dar e fazer formação interna e externa. Nestas novas instalações temos uma sala de formação para cerca de 40 pessoas, que poderá ser usada por entidades externas, visto ser independente do espaço de trabalho. Colaboramos ainda com dentistas, técnicos ou assistentes que queiram vir colaborar e tirar dúvidas sobre o nosso processo de produção, vindo passar um tempo connosco. Nós somos um laboratório aberto a trabalhar em família, em equipa e a respeitar os colegas da área.

Mário: O nosso objetivo era que todos pudéssemos trocar experiências e colaborar uns com os outros. Quando isso não é possível mantemos o nosso rumo com foco nos objetivos. Estamos sempre abertos a quem queira trabalhar connosco.

Porque tomaram a decisão de mudar de instalações e fazer este laboratório de raiz?

Rosinei: Precisávamos de um espaço que permitisse maior fluidez de trabalho e mais adaptado às novas exigências da legislação recente, também queríamos certificar todo o processo produtivo com ISO 9001 e 13485. Além disso, oferecer condições de excelência a todos os colaboradores. Quando iniciámos a atividade, era um laboratório pequeno com instalações adaptadas às necessidades, não tínhamos ideia até onde iríamos. A vida faz-se degrau a degrau. Conforme fomos evoluindo, o espaço tornou-se limitado e pouco fluido. Tinhamos de dar outro passo rumo ao total fluxo digital. Aqui estabelecemos objetivos no máximo de cinco anos, com revisões anuais. Na altura estabelecemos o objetivo de ter qualidade e trabalhámos para isso, depois quisemos investir na tecnologia e trabalhámos nisso. Agora o foco é possibilitar aos nossos clientes tanto o analógico como o 100% digital. Iremos continuar a reinvestir para melhorar o laboratório e podermos ter as melhores condições de trabalho para os nossos colaboradores. Para servir ainda melhor os nossos clientes. O nosso foco está centrado na excelência. Temos que começar por nós, pelos colaboradores, pelas instalações, pelos clientes.

Leia a entrevista completa na LabPro 47, já disponível.

5 Julho 2022
AtualidadeEntrevistasPrótese dentária

Notícias relacionadas

Henry Schein anuncia iniciativa “Practice Green”

A Henry Schein anuncia a Practice Green, uma iniciativa internacional concebida para incentivar as clínicas, as equipas de prática clínica e os laboratórios sediados em Portugal a adotar práticas mais ecológicas, bem como para ajudar a capacitar a comunidade de cuidados de saúde a estabelecer práticas sustentáveis para um planeta mais saudável.

Ler mais 2 Fevereiro 2023
Atualidade

“A presença do ministro da saúde faz-nos encarar o futuro com expectativa”

Para Teresa Alves Canadas, presidente da comissão organizadora do 31º Congresso da OMD, “a presença do ministro da saúde, Manuel Pizarro, e as ideias que partilhou com a classe faz-nos encarar o futuro com expectativa quanto à definição de uma estratégia que coloque em ação a visão reformista para a medicina dentária portuguesa”.

Ler mais 1 Fevereiro 2023
Entrevistas