Utilizadores de próteses dentárias podem correr mais risco de deficiências nutricionais, diz estudo
Um estudo longitudinal retrospetivo realizado pelo Regenstrief Institute e pela Indiana University School of Dentistry indica que utilizadores de próteses totais ou parciais podem estar em risco de deficiências nutricionais.
Embora o tratamento protético seja o principal meio para ajudar pacientes total ou parcialmente desdentados, o aconselhamento nutricional também pode ser garantido para pacientes que receberam próteses, de acordo com um recente estudo longitudinal retrospetivo do Instituto Regenstrief em Indianápolis e da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Indiana.
Thankam Thyvalikakath, investigadora do Instituto Regenstrief e diretora do núcleo de informática odontológica da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Indiana, partilhou a sua perspetiva em comunicado à imprensa dizendo: “As próteses são uma mudança significativa para uma pessoa. Não proporcionam a mesma eficiência mastigatória, o que pode alterar os hábitos alimentares. Os dentistas precisam de estar cientes disso e fornecer aconselhamento ou encaminhamento para orientação nutricional. Esses pacientes precisam de apoio durante a transição e possível monitoramento contínuo.”
Os autores do estudo concluíram que os testes sorológicos podem ajudar na monitorização da saúde e do estado nutricional dos utilizadores de próteses dentárias e que os pacientes devem receber aconselhamento nutricional ao receber um tratamento protético.
Saiba mais na próxima edição da revista LabPro.
25 Agosto 2022
AtualidadePrótese dentária