Utilizadores de próteses dentárias podem correr mais risco de deficiências nutricionais, diz estudo

Imagem da notícia: Utilizadores de próteses dentárias podem correr mais risco de deficiências nutricionais, diz estudo

Um estudo longitudinal retrospetivo realizado pelo Regenstrief Institute e pela Indiana University School of Dentistry indica que utilizadores de próteses totais ou parciais podem estar em risco de deficiências nutricionais. 

Embora o tratamento protético seja o principal meio para ajudar pacientes total ou parcialmente desdentados, o aconselhamento nutricional também pode ser garantido para pacientes que receberam próteses, de acordo com um recente estudo longitudinal retrospetivo do Instituto Regenstrief em Indianápolis e da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Indiana.

Thankam Thyvalikakath, investigadora do Instituto Regenstrief e diretora do núcleo de informática odontológica da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Indiana, partilhou a sua perspetiva em comunicado à imprensa dizendo: “As próteses são uma mudança significativa para uma pessoa. Não proporcionam a mesma eficiência mastigatória, o que pode alterar os hábitos alimentares. Os dentistas precisam de estar cientes disso e fornecer aconselhamento ou encaminhamento para orientação nutricional. Esses pacientes precisam de apoio durante a transição e possível monitoramento contínuo.” 

Os autores do estudo concluíram que os testes sorológicos podem ajudar na monitorização da saúde e do estado nutricional dos utilizadores de próteses dentárias e que os pacientes devem receber aconselhamento nutricional ao receber um tratamento protético. 

Saiba mais na próxima edição da revista LabPro.

25 Agosto 2022
AtualidadePrótese dentária

Notícias relacionadas

Francisco Castro em entrevista

Francisco Castro, fundador do DentalCastro, abriu-nos as portas do seu laboratório em Vila Nova de Famalicão, que acaba de alcançar a certificação de qualidade SGS 9001:2015. Com 22 anos de história, a palavra “inovação” tem sido o mote para as mais recentes conquistas, como a vertente digital, desde a produção laboratorial ao renovado site, ou a distinção de uma das 5% melhores PMEs de Portugal.

Ler mais 14 Setembro 2023
EntrevistasPrótese dentária