CPC em colutórios quebra a membrana SARS-CoV-2

Imagem da notícia: CPC em colutórios quebra a membrana SARS-CoV-2

Esta investigação, realizada com amostras de saliva de pessoas infetadas que foram tratadas em centros de cuidados primários, confirma a capacidade do CPC de romper a membrana do vírus. O estudo permitiu demonstrar in vivo que o SARS-CoV-2 perde a sua capacidade infecciosa uma vez que com a membrana destruída não consegue penetrar nas células. Portanto, os colutórios com CPC podem ser uma ferramenta a considerar na prevenção contra a infeção causada pelas diversas variantes do coronavírus.

As conclusões do estudo apontam para que a utilização de colutórios com CPC pode ser adicionada a outras estratégias para evitar a disseminação do SARS-CoV-2, especialmente agora que as medidas de proteção, como o uso de máscaras, está em declínio.

O estudo* liderado pela Fundación Lucha contra las Infecciones em conjunto com o IrsiCaixa AIDS Research Institute e a Gerencia Territorial Metropolitana Nord del Instituto Catalán de la Salud (ICS), com a colaboração da DENTAID Research Center.

27 Outubro 2022
AtualidadeCuriosidade

Notícias relacionadas

APORMED com novos órgãos sociais para 2026-2028

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) voltou a eleger Antonieta Lucas como presidente da direção para o triénio 2026-2028. A cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos sociais, a 22 de junho, contou com participação de cerca de 80 pessoas.

Ler mais 29 Junho 2026
Atualidade

Uma boca saudável pode significar mais golos

Milhões de adeptos têm estado colados aos ecrãs para assistir a exibições notáveis de velocidade, precisão e resistência na competição de futebol mais importante do mundo. Mas e se por trás de cada sprint, ou de cada pontapé decisivo, existisse também um fator frequentemente ignorado relacionado com o desempenho dos atletas?

Ler mais 25 Junho 2026
Curiosidade