Inteligência artificial projeta coroas dentárias

Imagem da notícia: Inteligência artificial projeta coroas dentárias

No estudo, os investigadores treinaram o algoritmo em 600 conjuntos de modelos digitais de segundos pré-molares inferiores e seus dentes adjacentes e antagonistas e o testaram em 12 conjuntos adicionais de dados para gerar 12 coroas. Foram então comparados os segundos pré-molares naturais com os desenhos criados pelo algoritmo, usando o software CEREC e por um técnico que usou um programa Cad. Foram observados “parâmetros morfológicos de similaridade 3D, ângulo de cúspide e número e área de pontos de contato oclusal”. Posteriormente, submeteram “os projetos realizados em computador em dissilicato de lítio a simulações biomecânicas de fadiga com base na força oclusal fisiológica”.

As coroas generativas projetadas por IA tiveram “a menor discrepância 3D, ângulo de cúspide mais próximo e contatos oclusais semelhantes em comparação com os dentes naturais”. Em silicato de lítio, descobriu-se que as coroas projetadas com IA “têm uma expectativa de vida semelhante à dos dentes naturais”. De acordo com a investigação, os outros dois métodos de projetar coroas dentárias “produziram coroas que eram muito grandes ou muito finas e falharam em atingir a mesma vida útil dos dentes naturais”.

Os ensaios clínicos para usar a IA generativa para coroas dentárias estão em andamento. Além disso, os pesquisadores trabalham para ampliar a aplicabilidade da ferramenta a outras próteses dentárias, como próteses parciais e totais.

O estudo, intitulado “Morfologia e desempenho mecânico da coroa dentária projetada por 3D-DCGAN”, foi publicado online na edição de março de 2023 da Dental Materials.

12 Maio 2023
Prótese dentária

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Montellano apresenta nova revista para laboratório

A Montellano lançou, durante o mês de março, a nova revista de promoções de Laboratório. Nesta edição de março/abril a Montellano traz “até si as melhores promoções das marcas líderes de mercado”. Tiago Santos, business manager, refere que o intuito desta revista é “facilitar o dia a dia do técnico de prótese dentária”, disponibilizando o que de melhor há no mercado.

Ler mais 16 Abril 2024
EquipamentosPrótese dentária