Novo relatório revela impacto da Covid-19 nos profissionais de saúde

Imagem da notícia: Novo relatório revela impacto da Covid-19 nos profissionais de saúde

A pandemia de Covid-19 causou fadiga, frustração e exaustão emocional entre os profissionais de saúde. Esta é a grande conclusão do novo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde e pela Aliança Mundial das Profissões da Saúde (WHPA). O relatório mediu o impacto da Covid-19 em fatores como saúde, bem-estar, disponibilidade e condições de trabalho dos profissionais da medicina dentária. 

O relatório usou informações coletadas por associações profissionais nacionais de organizações WHPA e foi realizado de 2020 a 2021. A investigação comparou as experiências de dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e fisioterapeutas e identificou cinco temas principais. Os temas estavam relacionados com fatores ocupacionais e psicossociais, saídas temporárias ou permanentes do serviço e acesso e aceitação de vacinas contra a Covid-19. 

Foi relatado, por exemplo, que os profissionais de saúde sentiram muito medo durante a pandemia devido à falta de equipamentos de proteção individual, o que alimentou o medo de infeção. Verificou-se também que os profissionais de saúde se sentem profundamente desvalorizados. Essa desvalorização manifestou-se na ausência de apoio sistemático durante a pandemia. 

Outro tópico importante foi a vacinação e foi relatado que o treino e as informações relacionadas à vacinação precisavam de ser verificados para abordar a hesitação e a rejeição à mesma entre os profissionais de saúde. Além disso, o relatório chamou a atenção para a falta de apoio à saúde mental e ao bem-estar psicossocial e destacou que os profissionais de saúde sofreram uma enorme interrupção na aprendizagem durante a pandemia, uma vez que muitas instituições educacionais foram fechadas e as consultas clínicas foram adiadas ou canceladas. 

Saiba mais subscrevendo a revista LabPro 51.

20 Junho 2023
Atualidade

Notícias relacionadas

VITA Zahnfabrik comemora centenário

Com sede no sul da Alemanha, a empresa familiar de quarta geração tem como mote o VITA PERFECT MATCH, um trabalho contínuo em busca de “soluções para próteses perfeitas em termos funcionais e estéticos”.

Ler mais 30 Janeiro 2024
Atualidade

Duarte Marques reeleito Presidente da SPEMD

Professor Doutor da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUL), Duarte Marques assume que a reeleição de 16 de dezembro de 2023 “reforça o espírito de compromisso e estabilidade da equipa aliado à sustentabilidade, inclusão, formação e inovação a que nos propusemos a trazer à Sociedade.”

Ler mais 17 Janeiro 2024
Atualidade