Stanley M. Bergman deixará de ser CEO da Henry Schein
A Henry Schein, Inc. (Nasdaq: HSIC), anunciou a 15 de julho que Stanley M. Bergman se irá reformar como chief executive officer (CEO) no final do ano, após 45 anos na empresa, incluindo mais de 35 anos como CEO. Stanley Bergman continuará a liderar a Henry Schein nas suas atuais funções até à sua reforma e permanecerá como presidente após essa data. O conselho de administração está a iniciar um processo de pesquisa formal em conjunto com uma empresa de pesquisa de executivos reconhecida a nível nacional e irá considerar candidatos internos e externos.
“Com os progressos alcançados no avanço do nosso plano estratégico BOLD+1 e com uma gestão forte, é a altura certa para me reformar no final do ano”, afirmou Stanley Bergman. “Aguardo com expetativa a oportunidade de trabalhar com o conselho de administração para identificar o meu sucessor e efetuar uma transição suave. A Henry Schein tem sido a minha casa profissional durante 45 anos e vou concluir este capítulo da minha vida com uma enorme gratidão pela oportunidade de servir como diretor executivo e com grande confiança no futuro da empresa”.
Philip A. Laskawy, lead director da Henry Schein, afirmou: “Sob a liderança de Stan, a Henry Schein tornou-se líder mundial no fornecimento de produtos e soluções dentárias e médicas para prestadores de cuidados de saúde em ambientes de cuidados alternativos, e reconhecemos o impacto significativo que ele teve na empresa e em toda a indústria dos cuidados de saúde. Temos uma enorme dívida de gratidão para com o Stan pela sua devoção inabalável à Henry Schein e por ter trazido para a empresa a sua mistura única de visão estratégica, atenção ao pormenor e espírito empresarial”.
Entre as muitas realizações Stanley M. Bergmane da sua equipa, a empresa transformou-se várias vezes:
- que passou de uma pequena empresa de venda por correspondência, sediada nos Estados Unidos, essencialmente dentária, para se tornar o maior distribuidor mundial de produtos e serviços dentários de serviço completo e um distribuidor médico líder para locais de cuidados alternativos com uma presença crescente em produtos entregues ao domicílio;
- construindo o que é atualmente o maior fornecedor mundial de software de gestão de clínicas dentárias e de serviços digitais;
- criar um negócio de especialidades dentárias em rápido crescimento, incluindo o segundo maior fornecedor de produtos endodônticos e o terceiro maior fornecedor de produtos para implantes dentários e regeneração óssea;
- aumentar significativamente a contribuição das suas atividades de maior crescimento e maior margem e dos produtos de marca corporativa no âmbito do seu plano estratégico BOLD+1 para mais de 50% do total do rendimento operacional não-GAAP e
- que estabelece a Henry Schein como líder mundial no desenvolvimento de parcerias público-privadas para apoiar o acesso aos cuidados de saúde por parte de indivíduos carenciados, reforçando as infraestruturas de socorro em caso de catástrofe e de preparação para pandemias, e elevando o papel da saúde oral como parte fundamental da saúde e do bem-estar sistémicos.
“Foi para mim um grande privilégio liderar a equipa Schein nos últimos 35 anos. Guiados pela nossa missão, orientada por objetivos, construímos uma empresa ágil, capaz de satisfazer as necessidades em constante mudança dos nossos clientes, que criou um valor significativo para os acionistas e está bem posicionada para o futuro. Como parte do planeamento da sucessão, a empresa concentrou-se no desenvolvimento da próxima geração de líderes e, no início deste ano, simplificou o negócio, separando-o em três divisões operacionais, cada uma com uma liderança notável. Espero que Andrea Albertini, CEO do Global Distribution Group, que também é responsável pelo Global Technology Group, e Tom Popeck, CEO do Health Care Specialties Group, juntamente com o resto do Executive Management Committee da empresa, elevem a Henry Schein a novos patamares, continuando a avançar com a estratégia BOLD+1 e trabalhando com a KKR em iniciativas de criação de valor e um programa de propriedade de funcionários de base ampla”, disse o Sr. Bergman.
Bergman enviou uma carta, na qual agradecia a toda a equipa Schein por ter desempenhado um papel tão importante na construção de uma empresa única. Escreveu em parte:
“Estou especialmente satisfeito por ter trabalhado com dezenas de milhares de membros da Equipa Schein incrivelmente empenhados e talentosos que ajudaram a reimaginar e a reinventar o papel da Henry Schein, de uma empresa de entrega de produtos e logística para uma empresa cuja missão atual é ajudar os nossos mais de 1 milhão de profissionais de saúde a operarem práticas melhores e mais eficientes, para que os nossos clientes se possam concentrar em prestar cuidados de melhor qualidade aos pacientes.”
17 Julho 2025
Atualidade