“Vender a alma ao diabo…”

Imagem da notícia: “Vender a alma ao diabo…”

Artigo de opinião de Moisés Rocha, presidente da Associação dos Industriais de Prótese Dentária (AIPD).

A expressão “vender a alma ao diabo” vem de uma peça de teatro escrita por Christopher Marloweno séc. XVI, com base na história criada sobre o personagem “Dr. Fausto” que, cansado dos recursos da ciência medieval que não satisfazem os seus anseios, procura a magia também sem sucesso.

Assim sendo, aparece na sua vida Mefistófeles, o demónio cético. Fausto, depois de vários anos de vida errante vende a alma ao demónio em troca de regalias e bens terrenos.

No fim do prazo do contrato, Fausto é estrangulado pelo Diabo.A independência de uma profissão como a de técnico de prótese dentária não foi uma conquista, pois sempre foi independente de terceiros (que não o Estado) para o seu exercício legal.

A perda da independência nem sempre requer subalternidade profissional. Para tal basta estabelecer parcerias inadequadas.

Na vida como nas instituições, as amizades como as parcerias, definem um caráter ou uma linha de rumo, seja ela qual for.

Deve-se, em primeira instância, procurar todos os consensos possíveis dentro da profissão. Só depois iremos buscar, se necessário, apoios externos eficazes, fora da nossa área de intervenção.

Com esta atitude, estamos em pé de igualdade nas parcerias, temos o respeito dos nossos e o caminho a percorrer cumpre os objetivos determinados.

Leia o artigo na íntegra na LabPro 17, aqui.

4 Dezembro 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

FDI: Bastonário da OMD eleito para o Comité de Saúde Pública

Miguel Pavão, Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) foi eleito para o Comité de Saúde Pública da Federação Dentária Internacional (FDI). A votação decorreu no dia 8 de setembro, no âmbito do Congresso Mundial da FDI, em Praga (República Checa).

Ler mais 16 Setembro 2026
Atualidade

InovMill, um novo centro de fresagem em Alcochete

O InovMill, centro de fresagem digital em Alcochete, foi criado para servir laboratórios de prótese dentária em todo o país. "Somos um centro de fresagem digital que procura incessantemente a melhoria dos processos, de forma a entregar resultados de elevada qualidade aos nossos clientes".

Ler mais 10 Setembro 2026
Atualidade

Sagemax celebra 20 anos com foco no futuro

Ao celebrar o seu 20.º aniversário, a especialista em soluções de zircónia dentária revê uma era mas o seu foco está sobretudo no futuro, já que novos produtos serão apresentados no IDS 2027.

Ler mais 8 Setembro 2026
Atualidade