Paredes Diplomadas

Imagem da notícia: Paredes Diplomadas

Moisés Rocha, técnico de prótese dentária, fala-nos sobre a formação em prótese dentária em Portugal.

“Hoje, as regras de acesso à profissão estão perfeitamente definidas. São todos licenciados! Resta definir as tarefas internas que cada um irá desempenhar no laboratório. Deixo essa grandiosa tarefa para as associações profissionais. Caberá ao licenciado fazer alguns trabalhos de menor responsabilidade ou estar a colocar o seu saber ao dispor da comunidade?

Esta é uma lacuna grave na nossa profissão, a não existência de formação base para ajudantes de Técnico de Prótese Dentária (TDT), útil e fundamental numa hierarquia do laboratório. Algumas escolas secundárias proporcionaram formação na área, através de cursos financiados pelo estado. Na altura, discordei dos métodos de ensino e dos conteúdos dos referidos cursos. Foi-me dito que só assim o ministério homologava os mesmos. Assim, a meu ver, neste tema da formação base para ajuda aos Técnicos de Prótese Dentária (TPD) existe uma falta clamorosa, uma reivindicação a ter em conta”.

(…)

Artigo completo na próxima edição da LabPro.

23 Junho 2017
Opinião

Notícias relacionadas

Não pagou a fatura a horas. E agora?

O Decreto-Lei n.º 62/2013 de 10 de maio, da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, dá conta das medidas contra os atrasos no pagamento de transações comerciais.

Ler mais 14 Fevereiro 2018
AtualidadeOpinião

Formação em prótese dentária

Artigo sobre a formação em prótese dentária em Portugal, nas palavras de Tiago Santos, diretor de produção no Laboratório Hi-Tec.

Ler mais 22 Maio 2017
Eventos e formaçãoOpinião