João Carlos Roque sobre os 10 anos da LabPro

Imagem da notícia: João Carlos Roque sobre os 10 anos da LabPro

Desafiámos os nossos leitores a escreverem-nos e a darem-nos a sua opinião sobre a LabPro, a evolução do setor da prótese dentária em Portugal nestes últimos 10 anos e a importância da nossa revista neste percurso. Hoje destacamos o testemunho de João Carlos Roque, docente na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL).

“A última década foi marcada pela consolidação do modelo educativo, baseado no ensino superior e na formação base de licenciados, com uma formação transversal a todas as áreas do exercício profissional. Este modelo, bastante avançado relativamente à generalidade do existente na grande maioria dos países europeus e também a nível mundial, resulta do facto de em Portugal a formação académica de protésicos ter sido implementada em paralelo com a da dos médicos dentistas, em instituições de ensino superior. Apesar da diminuição da formação de componente prática, houve um aumento significativo do nível de conhecimento científico da área laboratorial, que possibilita uma rápida integração de novos conhecimentos técnicos e uma rápida adaptação a novas realidades. É disso evidência o facto de no nosso país se registar uma elevada taxa de utilização de tecnologia Cad-Cam ao nível laboratorial, muito superior até ao que se regista na área clínica. A frequência de reuniões científicas e de cursos teórico/práticos registou também um aumento significativo, demonstrativo da procura por novo conhecimento e atualização. Em contraponto a esta realidade, do ponto de vista da organização da profissão os avanços registados são menos significativos. (…) Grande parte destas realidades foram testemunhadas pela revista LabPro, um projeto que se tem vindo a manter ao longo dos anos, que vai conseguindo chegar cada vez mais junto dos protésicos, da sua realidade e evolução e por isso tem o mérito de, apesar das dificuldades, nunca ter desistido e de melhorar constantemente a sua qualidade editorial”.

Veja o testemunho na íntegra na LabPro 41.

5 Fevereiro 2021
OpiniãoPrótese dentária

Notícias relacionadas

LabPro 43

A LabPro 43, edição que destaca na capa Oleg Blashkiv, o protésico que vê a excelência e a personalização como fator diferenciador do seu trabalho.

Ler mais 30 Julho 2021
Prótese dentáriaRevista online

IDS 2021: cerca de 830 empresas expositoras de 56 países

O International Dental Show (IDS) abre suas portas pela 39ª vez de 22 a 25 de setembro de 2021 e caracteriza-se pelo novo posicionamento para a indústria odontológica internacional: desempenhar um papel fundamental no reinício bem-sucedido do mercado.

Ler mais 28 Julho 2021
AtualidadeEventos e formaçãoPrótese dentária