Refrigerantes sem açúcares podem ser nocivos para os dentes

Imagem da notícia: Refrigerantes sem açúcares podem ser nocivos para os dentes

O doutor Mohamed Bassiouny afirmou que a boca de um viciado em metanfetaminas ou cocaína não era muito diferente do consumidor de bebidas ‘light’.

Os principais responsáveis por tal degradação dentária são o ácido cítrico e fosfórico, cuja ação é reforçada quando não há bons cuidados higiénicos orais.

O investigador comparou a boca de uma mulher na casa dos 30 anos, que bebia aproximadamente dois litros diários deste tipo de bebidas durante cerca de cinco anos, à de um homem viciado em metanfetaminas há três anos, com 29, e outro viciado em cocaína há 18 anos, com 51, e conclui que o desgaste dentário entre as três pessoas era semelhante.

O estudo revela assim que os principais corrosivos dos dentes de refrigerantes são os ácidos e não os açúcares, pelo que as bebidas ‘light’ são igualmente nocivas para o organismo.

20 Agosto 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Dia Mundial da Saúde Oral assinala-se hoje

A saúde oral é um pilar fundamental para o bem-estar geral e qualidade de vida de cada ser humano. Celebrado anualmente a 20 de março pela Federação Dentária Internacional (FDI), desde 2013, o Dia Mundial da Saúde Oral tem como tema, este ano, "Uma boca feliz é... uma mente feliz".

Ler mais 20 Março 2025
Atualidade

Goldentav comemora 17 anos de história

“17 anos de história a construir parcerias que transformam sorrisos” é o mote da Goldentav para este aniversário. Fundada em 2008 por Pedro Taveira, a empresa tem trilhado um caminho sólido e focado em soluções para os laboratórios de prótese dentária em Portugal.

Ler mais 27 Fevereiro 2025
Atualidade

DentalCastro de parabéns

O laboratório DentalCastro, liderado por Francisco Castro, celebrou em janeiro 24 anos de “dedicação, inovação e excelência no setor da prótese dentária”.

Ler mais 19 Fevereiro 2025
Atualidade