Refrigerantes sem açúcares podem ser nocivos para os dentes

Imagem da notícia: Refrigerantes sem açúcares podem ser nocivos para os dentes

O doutor Mohamed Bassiouny afirmou que a boca de um viciado em metanfetaminas ou cocaína não era muito diferente do consumidor de bebidas ‘light’.

Os principais responsáveis por tal degradação dentária são o ácido cítrico e fosfórico, cuja ação é reforçada quando não há bons cuidados higiénicos orais.

O investigador comparou a boca de uma mulher na casa dos 30 anos, que bebia aproximadamente dois litros diários deste tipo de bebidas durante cerca de cinco anos, à de um homem viciado em metanfetaminas há três anos, com 29, e outro viciado em cocaína há 18 anos, com 51, e conclui que o desgaste dentário entre as três pessoas era semelhante.

O estudo revela assim que os principais corrosivos dos dentes de refrigerantes são os ácidos e não os açúcares, pelo que as bebidas ‘light’ são igualmente nocivas para o organismo.

20 Agosto 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 Dezembro 2024
Atualidade

Boas festas!

A equipa da LabPro deseja a todos os leitores um feliz natal e que 2025 seja um ano próspero, repleto de alegrias profissionais e pessoais. Esperamos poder continuar a contar consigo para juntos fazermos crescer a LabPro.

Ler mais 23 Dezembro 2024
Atualidade

“Sucesso” no BTIDAY’24

A empresa sediada em Vitória, dirigida por Eduardo Anitua, apresentou os seus últimos avanços em implantologia oral, medicina regenerativa e distúrbios do sono diante de mais de mil profissionais de saúde em Vitória e Madrid.

Ler mais 6 Dezembro 2024
Atualidade