“Deveria ser criado um centro nacional de formação contínua em prótese dentária”

Imagem da notícia: “Deveria ser criado um centro nacional de formação contínua em prótese dentária”

Moisés Rocha, técnico de prótese dentária, fala-nos sobre a formação em prótese dentária em Portugal.

“Quanto à formação contínua que um TPD deve ter, na maioria dos laboratórios existe uma “parede da glória” onde são exibidos, orgulhosamente e devidamente encaixilhados, certificados e diplomas referentes às várias formações nas quais o ilustre possuidor dos ditos participou. Tais formações, importantes para o aperfeiçoamento individual, são ao mesmo tempo “medalhas de mérito” expostas para quem os visita. De forma nenhuma me repugna esse tipo de formações; pelo contrário, considero-as deveras importantes e necessárias. A questão não reside na sua existência, mas sim na forma desgarrada e não certificada com que são ministradas, quase sempre debaixo de uma marca qualquer.

A permanente atualização de técnicas e materiais é uma necessidade na vida profissional de qualquer TPD. No meu ponto de vista, deveria ser criado um centro nacional de formação contínua em prótese dentária, instituição que agregasse todas as escolas de prótese dentária, associações da classe e um representante do estado (a definir). Este organismo certificaria toda e qualquer formação contínua, possuiria um plano de cursos moldáveis ao perfil de quem os frequentasse, perto dos profissionais, efetivamente úteis e produtivos, podendo ter, pontualmente, marcas associadas, focando-se essencialmente na técnica a utilizar e não na marca ‘patrocinadora’ (…)”.

Artigo completo na LabPro 29.

22 Setembro 2017
Opinião

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Uma visão da profissão à missão do setor

A opinião de Sara Martins, técnica de prótese dentária, na mais recente edição da sua revista profissional. Subscreva a revista LabPro 50 e tenha acesso a conteúdos exclusivos do setor.

Ler mais 19 Maio 2023
Opinião

Colocar a saúde oral na agenda de saúde global

Juan Manuel Frade, diretor geral da Align Technology na Península Ibérica, descreve num artigo de opinião como "as doenças da cavidade oral estão entre as doenças não transmissíveis mais comuns em todo o mundo".

Ler mais 11 Maio 2023
Opinião