Teresa Espanhol: Covid-19 e o impacto na prótese dentária

Imagem da notícia: Teresa Espanhol: Covid-19 e o impacto na prótese dentária

A técnica de prótese dentária Teresa Espanhol partilha com a LabPro qual será o impacto da Covid-19 no setor. “Os impactos mais evidentes e imediatos são de natureza económica, mas não só… A obrigatoriedade de encerramento quase imediata tem naturalmente muitos danos colaterais na dinâmica das empresas e depende da situação em que cada uma se encontra. Quando surge uma doença, o impacto também depende do estado de saúde em que nos encontramos. De qualquer forma, as medidas para evitar o contágio, ainda que mal divulgadas em muitos casos, foram as possíveis e razoáveis. Somos profissionais de saúde, temos formação para entender e implementar com mais facilidade as medidas de proteção necessárias”.

Afirma que “no caso dos laboratórios de prótese dentária, que não recebem pacientes, e muitos já com fluxo de trabalho digital, as medidas de maior proteção e desinfeção são relativamente fáceis de implementar. A grande dificuldade que enfrentamos, do meu ponto de vista, é mesmo económica. As medidas de proteção económica no setor da medicina dentária foram insuficientes, imorais e injustas. Dou o nosso exemplo: um laboratório de prótese dentária de pequena dimensão (com três a quatro técnicos em média), com uma carga de impostos que estrangula, em constante fase de investimento para implementação de novas tecnologias, ainda aguardamos pela resposta à nossa candidatura à linha de apoio à economia”. 

Acrescenta: “No caso das clínicas dentárias, vai ser um pouco mais difícil o seu atendimento, pois estão muito expostos, o que acarreta perigos para a sua saúde e dos pacientes. De qualquer forma, são profissionais de saúde, sabem certamente como se proteger e agir. Mais uma vez, considero que a questão económica é a mais difícil de contornar. Do meu ponto de vista, os profissionais vão superar as dificuldades e implementar o que for necessário, assim a saúde financeira o permita. Assim se comportasse a classe política, que é exatamente o que não se verifica”.

Opinião completa em breve.

26 Maio 2020
Opinião

Notícias relacionadas

Paulo Mendonça: Covid-19 e a retoma da atividade

A LabPro visitou o Laboratório de Prótese Dentária ArtePro, situado em Vila Nova de Gaia, e conversou com Paulo Mendonça a propósito da retoma da atividade nesta fase de pós-confinamento.

Ler mais 15 Setembro 2020
OpiniãoPrótese dentária

Pedro Urriça: Covid-19 e a retoma da atividade

A LabPro esteve no Pedro Urriça - Laboratório de Prótese Dentária, situado em Vila Nova de Gaia, onde conversou com o técnico de prótese dentária Pedro Urriça a propósito da retoma da atividade nesta fase de pós-confinamento.

Ler mais 11 Setembro 2020
OpiniãoPrótese dentária

Amândio Oliveira: Covid-19 e a retoma da atividade

A LabPro esteve no Laboratório de Prótese Dentária Amândio O. Pinto, situado na cidade do Porto, onde conversou com o técnico de prótese dentária Amândio Oliveira a propósito da retoma da atividade nesta fase de pós-confinamento.

Ler mais 9 Setembro 2020
OpiniãoPrótese dentária