Quais os dentes artificiais a escolher?

Imagem da notícia: Quais os dentes artificiais a escolher?

1| A composição

Dependendo do caso clínico, é importante escolher um dente adaptado ao tratamento. Na verdade, as empresas que oferecem produtos de qualidade também oferecem uma variedade de gamas de dentes. Por trás dessas diferentes gamas de dentes, existe um departamento de pesquisa que realiza testes in vitro e in vivo. O objetivo é oferecer um produto adaptado ao caso a ser tratado. Na maioria das vezes, você encontrará dentes feitos de resina composta, resina PMMA reticulada ou duplamente reticulada e dentes feitos de resina PMMA. Estes são os materiais mais utilizados. Cada produto possui um grau diferente de elasticidade e uma resistência à flexão diferente. Esses dados ganham todo o seu valor durante o trabalho sobre implantes ou tendo um dente natural como antagonista, por exemplo. A qualidade da composição é também responsável pelo desgaste, mais ou menos rápido, dos dentes, pela resistência às manchas e à descoloração. Fique atento ao escolher a opção de qualidade porque o paciente que investe na compra de uma prótese não imagina ter de trocá-la num ano.

2| Morfologia

Existem diferentes morfologias de dentes pré-fabricados. São classificados de acordo com o ângulo formado pelas suas cúspides como dentes anatómicos >30°, semi-anatómicos <30° e não anatómicos = 0° mas também de acordo com a filosofia a que se destinam, filosofia de Gerber, lingualizar a oclusão, Sears, TIF. Casos de oclusão classe II e III necessitarão de modificação oclusal específica por retificação seletiva em laboratório. Exemplo: num jovem faço uma prótese parcial para substituir 44,45,46. Os dentes antagonistas são naturais e bem cúspides, poderia considerar escolher um dente anatómico. A crista inferior perdeu altura, vou escolher um dente semi cúspide. Mas, se quiser garantir uma manutenção ideal da prótese inferior, optarei por uma configuração de oclusão lingualizada ou uma configuração do tipo Gerber. A crista inferior havia perdido altura, então escolhi um dente semi cúspide. Para garantir o suporte ideal da prótese inferior, optei por uma configuração lingualizada ou Gerber.

3| O preço

Este é “O” tópico de discussão. Mas equivocadamente, porque o que conta mesmo é que o paciente receba um produto de boa qualidade, que dure muito tempo e que seja adequado às suas necessidades.

5 Março 2025
Opinião

Notícias relacionadas

Uma visão da profissão à missão do setor

A opinião de Sara Martins, técnica de prótese dentária, na mais recente edição da sua revista profissional. Subscreva a revista LabPro 50 e tenha acesso a conteúdos exclusivos do setor.

Ler mais 19 Maio 2023
Opinião

Colocar a saúde oral na agenda de saúde global

Juan Manuel Frade, diretor geral da Align Technology na Península Ibérica, descreve num artigo de opinião como "as doenças da cavidade oral estão entre as doenças não transmissíveis mais comuns em todo o mundo".

Ler mais 11 Maio 2023
Opinião