Fumar danifica o cérebro

Imagem da notícia: Fumar danifica o cérebro

Fumar “apodrece” o cérebro. Esta poderia ser mais uma frase presente nos maços de tabaco, mas para já trata-se apenas da conclusão a que chegou um grupo de investigadores do King´s College.

Um estudo publicado no jornal Age and Ageing, que envolveu 8.800 pessoas acima dos 50 anos revelou que elevados níveis de tensão arterial e excesso de peso afetam o cérebro. Os cientistas pretendiam investigar vínculos entre o estilo de vida e ataques cardíacos e as consequências nas capacidades cognitivas.

Os resultados revelaram que, quanto maior o risco de ataque cardíaco ou AVC, maior é o declínio das capacidades cognitivas. Também se verificou uma forte associação entre o vício tabágico e os resultados nos testes, que eram piores nos fumadores.

De acordo com este estudo, fumar danifica a memória, a capacidade de aprendizagem e as capacidades cognitivas, afetando inclusivamente as atividades básicas do dia a dia.

14 Dezembro 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 Dezembro 2024
Atualidade

Boas festas!

A equipa da LabPro deseja a todos os leitores um feliz natal e que 2025 seja um ano próspero, repleto de alegrias profissionais e pessoais. Esperamos poder continuar a contar consigo para juntos fazermos crescer a LabPro.

Ler mais 23 Dezembro 2024
Atualidade

“Sucesso” no BTIDAY’24

A empresa sediada em Vitória, dirigida por Eduardo Anitua, apresentou os seus últimos avanços em implantologia oral, medicina regenerativa e distúrbios do sono diante de mais de mil profissionais de saúde em Vitória e Madrid.

Ler mais 6 Dezembro 2024
Atualidade