Células estaminais recolhidas da urina podem ajudar a reconstruir dentes

Imagem da notícia: Células estaminais recolhidas da urina podem ajudar a reconstruir dentes

Uma equipa de cientistas chineses está neste momento a desenvolver uma tecnologia que permite a reconstrução de dentes a partir de células estaminais, recolhidas da urina.

Os investigadores do Guangzhou Institute of Biomedicine testaram a ideia em ratos.

A utilização da urina serve como um ponto de partida para a recolha das células estaminais, que depois de combinadas com materiais dos ratos ganham a forma de uma pequena estrutura semelhante a um dente.

Segundos os investigadores, a estrutura contém polpa dentária, dentina e esmalte.

No entanto, o dente não é tão duro como um natural.

Estes cientistas afirmam não ser a solução imediata para a perda de dentes, mas sim uma evolução importante na procura de uma solução.

O professor Chris Mason, em declarações à BBC, afirmou que a urina é “provavelmente um dos piores pontos de partida”, pois a probabilidade de extrair células estaminais é muito reduzida, tal como existe um elevado número de toxinas.

No entanto, o “verdadeiro desafio é certificar-se de que este dente integre os nervos e a corrente sanguínea”.

1 Agosto 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Mundo A Sorrir lança campanha de apadrinhamento de crianças nos PALOP

Este Natal a ONGD lança o desafio à sociedade civil “para vestir a sua capa de super-herói” e transformar-se no/a Padrinho/Madrinha dos Sorrisos de cerca de 30 crianças que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconómica em Cabo-Verde, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe.

Ler mais 29 Novembro 2021
AtualidadeEventos e formação

BEGO realiza webinar gratuito sobre VarseoWax Model

A Bego vai realizar amanhã, dia 24 de novembro, um webinar gratuito com o tema: “Inicie o seu fluxo de trabalho de impressão digital em 3D com VarseoWax Model”. Aldo Hedemann será o orador do evento online, que tem início pelas 16h00 (Portugal Continental).

Ler mais 23 Novembro 2021
AtualidadeEventos e formação