“Os denturistas não querem ser dentistas”

Imagem da notícia: “Os denturistas não querem ser dentistas”

Alberto Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Denturistas, desvenda – em artigo de opinião publicado na LabPro 34 – o que é o denturismo:

“O denturismo é um tema novo no cenário da medicina dentária em Portugal. Mal se começou a falar no assunto, logo gerou grande controvérsia. Há silêncio tácito da parte dos dentistas e, da parte dos protésicos, um misto de hostilidade e apoio.

Relembro que o denturismo existe como especialidade devidamente ensinada, credenciada e regulamentada, em alguns países europeus imediatamente após a 2ª Guerra Mundial, e que nesses países, no denturismo, assim como a medicina dentária, há muito que se encontra plenamente enquadrado nos respetivos Sistemas Nacionais de Saúde, estatuto que nem a medicina dentária em Portugal presentemente goza.

O denturismo contrariamente ao que Luís Costa, presidente da APTD em entrevista recente declarou, não é apenas um fenómeno dos países da Common Wealth e da Suíça. Existe também na Dinamarca, Holanda, Finlândia, Lituânia, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Canadá, USA, Austrália, Nova Zelândia, e mais uns quantos países e com múltiplos cursos na maioria destes países. A maior parte destes países estão muito melhor qualificados na OCDE que Portugal, tanto a nível de saúde, incluindo medicina dentária, como de educação e economia, logo deve ser lógico concluir que há muito sabem algo neste campo, que o mundo lusófono ainda não aprendeu. Levamos em média, 50 anos de atraso, neste campo em relação a alguns desses países onde existe denturismo. 

Os denturistas surgiram da mesma forma que os assistentes dentários e higienistas: através da delegação de tarefas clínicas por causa da crescente complexidade e avanços técnicos da medicina dentária – não para ser concorrência a ninguém. 

Os denturistas não querem ser dentistas, são técnicos de prótese dentária com formação clínica complementar, tirada dos programas de medicina dentária dos países onde exercem a profissão, que apenas reclamaram e obtiveram independência na responsabilidade pelo seu trabalho, apenas em prótese removível”.

Artigo completo na LabPro 34.

11 Março 2019
Opinião

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Uma visão da profissão à missão do setor

A opinião de Sara Martins, técnica de prótese dentária, na mais recente edição da sua revista profissional. Subscreva a revista LabPro 50 e tenha acesso a conteúdos exclusivos do setor.

Ler mais 19 Maio 2023
Opinião

Colocar a saúde oral na agenda de saúde global

Juan Manuel Frade, diretor geral da Align Technology na Península Ibérica, descreve num artigo de opinião como "as doenças da cavidade oral estão entre as doenças não transmissíveis mais comuns em todo o mundo".

Ler mais 11 Maio 2023
Opinião